Síntese Histórica
Em 04 de setembro de 1944, um jovem médico, sensível ao desamparo a que eram relegados a maternidade e a infância no município de MARANGUAPE-CE, viu concretizado o seu sonho em dotá-lo de uma maternidade.
Valendo-se do apoio do seu antigo mestre e amigo – DR. FRANCISCO DE MENEZES PIMENTEL, então Interventor Federal no Ceará, foi a cidade de MARANGUAPE escolhida para sediar a primeira maternidade a ser construída no interior do Estado, sendo destinado para a sua construção a importância de 200 (duzentos) contos de réis, doada pelo então Presidente da República GETÚLIO VARGAS, para esse fim.
Naquela data, após concluída a construção do prédio que abrigaria a maternidade, era a mesma inaugurada e o DR. ALMIR SANTOS PINTO, sendo médico "parteiro", foi designado seu primeiro diretor.
Para proporcionar o devido suporte para a manutenção do empreendimento, valeu-se o Dr. ALMIR de uma estrutura que aqui encontrara, da Sociedade Auxiliadora do Serviço de Proteção à Maternidade e à Infância, até então mantenedora de um Posto de Saúde para o atendimento, no município, de gestantes pobres e crianças carentes.
Desde os seus primeiros passos e ao longo de mais de 50 anos, foram inúmeras as dificuldades, os óbices e os percalços a superar.
No entanto, graças ao espírito de solidariedade humana e a indispensável ajuda dos poderes públicos, aquela pequena semente, lançada em solo fértil, se fez árvore de abundantes flores e frutos.
Numa justa homenagem ao seu fundador, já falecido, por ocasião da celebração do seu cinqüentenário de criação, o então HOSPITAL E MATERNIDADE PROFESSOR OLINTO OLIVEIRA passou a se denominar DR. ALMIR PINTO.