Gestação Saudável
Orientações para uma gestação saudável
A gravidez faz uma pequena revolução no organismo da mulher. Em apenas nove meses, uma nova vida vai ser gerada e, por isso, todo o corpo feminino entra em ação. Sem dúvida, esse processo exige um grande esforço da futura mãe. Alguns cuidados durante o pré-natal, a gestação e o pós-parto podem ajudar a mulher a se sentir mais tranquila.
Mas o que acontece com o organismo feminino durante a gestação? São basicamente três coisas: alterações hormonais, variações do balanceamento nutricional e aumento do volume do útero. Há sistemas do corpo da mulher que são bastante afetados durante a gravidez. Conhecendo-os melhor, a mãe pode prevenir uma série de incômodos.
SISTEMA DIGESTIVO
A mulher sente enjôos por causa das alterações hormonais. Vômitos, azia, dificuldade de digestão e prisão de ventre também são comuns pelo mesmo motivo. Com a dilatação do útero, o intestino e todo o aparelho digestivo são comprimidos, o que pode levar ao aumento na intensidade da prisão de ventre.
A melhor forma de preveni-la, por exemplo, é através da alimentação. As frutas verduras e fibras não podem faltar na dieta da gestante. Em casos mais sérios, alguns produtos naturais, à base de fibras vegetais, são bem-vindos.
SISTEMA ÓSSEO E MUSCULAR
Com o aumento do volume do útero, a futura mamãe vai ganhar uns quilinhos a mais. Por causa disso, os ossos (esqueleto) e os músculos de sustentação têm uma sobrecarga de trabalho. Para evitar dores nas costas e pernas, a mulher deve controlar esses processo através de uma dieta bem balanceada e exercícios leves que corrijam sua postura. Para prevenir cãimbras e fortalecer o esqueleto, a gestante tem de repor, sob orientação médica, quantidades adequadas de cálcio e sais minerais. Com isso, o desenvolvimento dos dentes e ossos do neném também vai ser beneficiado.
No mais, a gestante deve usar sapatos confortáveis e de saltos baixos, além de fazer exercícios físicos de baixo impacto. A caminhada, o alongamento, a natação e a hidroginástica são os mais indicados.
PELE
As alterações hormonais e a dilatação dos vasos sanguíneos trazem mudanças para a pele da gestante. Nos seios e no abdômen (barriga) podem aparecer estrias e alterações na cor da pele (em consequência do estiramento). Tudo isso torna a pele da mulher mais sensível a irritações. A dica é uma dieta pobre em gorduras e rica em vitaminas. Os cremes hidratantes ajudam a proteger a pele contra as agressões do ambiente, além de auxiliar na regeneração cutânea, prevenindo assim, o surgimento das estrias e rachaduras de mamilo, muito comuns durante a gravidez e a amamentação.