Fases da Gestação

Gravidez Normal

Primeira e Segunda Semana

O ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia da menstruação. Na primeira fase do ciclo menstrual, ocorre o desenvolvimento dos folículos ovarianos, tornando-se um deles dominante que continua crescendo até a ovulação e os demais folículos regridem. Os folículos produzem o estrógeno.

Terceira e Quarta Semana

A ovulação ocorre aproximadamente no 14o dia do ciclo menstrual com a expulsão de uma célula precursora do óvulo. Com a ovulação o folículo dá origem ao corpo lúteo, que secreta progesterona. Se a gravidez não ocorre, o corpo lúteo involui. Com a gravidez, o corpo lúteo é mantido pelo estímulo da gonadotrofina coriônica (hCG) que é um hormônio produzido pelas células gestacionais.

Antes da ovulação, ocorre a proliferação do endométrio camada mais interna do útero) estimulada pelo estrógeno. Após a ovulação, o endométrio fica espessado e amolecido em resposta à progesterona, pronto para receber o embrião caso haja a gravidez.

A fertilização ocorre no décimo quarto dia com a união do óvulo maduro com o espermatozóide, formando o zigoto. E é neste momento que o sexo do bebê é determinado. A divisão do zigoto ocorre durante o trânsito através da tuba uterina trompa). Em torno do 18o dia, o concepto chega ao útero e já é formado de 12 a 16 células e é chamado de mórula. No 20o dia é chamado de blastocisto; e é nesta fase em que ocorre a implantação na parede do útero. Este processo leva até o 23o dia.

As mudanças no corpo da mãe são sutis. O primeiro sinal que poderá indicar uma gravidez é o atraso da menstruação.

Quinta Semana

Durante a quinta semana o embrião forma 3 camadas primárias princípio da formação dos futuros órgãos): ectoderme, mesoderme e endoderme. Este processo é chamado de gastrulação. A formação do sistema nervoso também se inicia nesta fase, cujo processo é denominado de neurulação.

Sexta à Décima Semana

O embrião já ganha forma, com o início do desenvolvimento do sistema nervoso central (cérebro e espinha), ossos e sistemas digestivo e circulatório. A esta altura, o comprimento da cabeça à nádega (CCN) é de 1,6 cm. O coração do embrião começa a "bater" na metade da sexta semana. Essencialmente todas as estruturas internas e externas presentes na vida adulta, formam-se durante o período embrionário. Os membros são formados com os dedos das mãos e pés.

Ainda não há modificações estéticas no organismo materno, porém ocorrem alterações hormonais que podem ser responsáveis por sintomas como náuseas e até vômitos, que algumas mamães podem apresentar.

Décima Segunda Semana

O feto já atingiu 5,4cm (CCN) e ele já mexe as mãozinhas e os pezinhos.Já surge uma pequena saliência no abdome e o ganho de peso é de cerca de 1,5 Kg. Os seios ficam cheios e rígidos, por vezes doloridos. Os hormônios maternos causam alterações metabólicas, circulatórias e até no humor da gestante.

Décima Sexta Semana

O peso do feto é de aproximadamente 140g e já mede 17cm. Continua o desenvolvimento dos órgãos.

O organismo materno já se adaptou ao novo ser e os sintomas são leves. A barriguinha se torna mais perceptível. Como o volume uterino aumentou significativamente (quase 600ml - normal até 90ml), ela comprime a bexiga, fazendo com que tenha vontade de urinar mais vezes. Outro sintoma é a constipação intestinal.

Vigésima Semana

Os cabelinhos começam a crescer e se formam os dentinhos. Seus ouvidos já podem captar os sons externos. Ele já tem 25cm e 350g.

O peso da gestante já aumentou 3Kg, os seios estão maiores e os mamilos começam a escurecer. Nesta fase, já é possível sentir os movimentos do bebê.

Vigésima Quarta Semana

Os movimentos do feto são mais frequentes e perceptíveis. Ele já pesa 640g. Suas pálpebras já se movimentam e até o gosto ele pode sentir.

O aumento de peso da gestante já atingiu 6Kg, pois o feto está ganhando peso e comprimento e o líquido amniótico que protege o bebê aumentou de volume. O organismo materno retém mais líquidos, ficando o rosto mais cheios e as pernas inchadas.

Vigésima Oitava Semana

O peso fetal é de cerca de 1.150g e 39cm de comprimento. Em geral o feto já toma posição de cabeça para baixo, como deve estar no momento do parto. Ocorre nesta fase, o ganho de peso e maturação dos órgãos, como os pulmões. A barriga da grávida está volumosa, o aumento de peso é de cerca de 8 a 8,5Kg, modifica a postura e até a coordenação motora.

Trigésima Segunda Semana

O peso do feto chega a 1.810g e cresceu cerca de 3cm. Náuseas, falta de ar e vontade de urinar são sintomas normais das gestantes, já que o bebê ocupa quase todo o espaço do abdome, empurrando os órgãos.

Trigésima Sexta Semana

O feto já reconhece a voz da mamãe e das pessoas que convivem com ela. Está pesando em média 2.650g. Com o aumento de peso de 12Kg, a mamãe sente dores nas costas, inchaço nos pés, pernas e mãos.

Quadragésima Semana

O bebê pode nascer a qualquer momento. Podem iniciar as contrações indicando que a hora do parto está próxima. Mas somente quando as contrações se tornam regulares e mais frequentes (2 contrações a cada 10 minutos) é que realmente chegou a hora.

Geralmente ao nascimento, o bebê tem 50cm de altura e 3,5Kg de peso. A cabeça do bebê encaixa na bacia e uma forcinha a mais e...